Discos Música Popular

Jacaré – Choro Frevado (1985)
Ouça o disco e leia o encarte do LP Jacaré - Choro Frevado, lançado pela Funarte dentro do Projeto Nelson Ferreira em 1985.
Ouça o disco e leia o encarte do LP Jacaré - Choro Frevado, lançado pela Funarte dentro do Projeto Nelson Ferreira em 1985.
Vídeo celebra os 120 anos do nascimento de Pixinguinha, com fotos do Cedoc Funarte e depoimentos dos letristas Hermínio Bello de Carvalho e Paulo César [...]
playerURL = "https://portais.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/wp-content/themes/novo-bma/lib/shadowbox/player.swf"; expressInstall = "https://portais.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/wp-content/themes/novo-bma/lib/shadowbox/expressInstall.swf"; flashvars = { file: "http://portais.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/arquivos/2016/12/estudio_F_mp4_500mb.flv", width: 525, height: 350, autostart: false, controlbar: "bottom", backcolor: "0xD79E03", frontcolor: "0xCCCCCC", lightcolor: "0x557722" [...]
playerURL = "https://portais.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/wp-content/themes/novo-bma/lib/shadowbox/player.swf"; expressInstall = "https://portais.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/wp-content/themes/novo-bma/lib/shadowbox/expressInstall.swf"; flashvars = { file: "http://portais.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/arquivos/2016/09/100-anos-de-Gianni-Ratto.flv", width: 525, height: 350, autostart: false, controlbar: "bottom", backcolor: "0xD79E03", frontcolor: "0xCCCCCC", lightcolor: "0x557722" [...]
Surgido na década de 1960 e precocemente falecido em 80, o cantor e compositor carioca – que dá nome à Sala Funarte do Rio de Janeiro – tem seus sambas relembrados pelo jovem conjunto carioca.
Os choros e as inúmeras batalhas da “maestrina” carioca (1847-1935) revivem no piano e na conversa com uma das maiores especialistas em sua obra, que nos números musicais é acompanhada pelo baterista Oscar Bolão.
Raul Seixas, Os Mutantes e outras lendas do rock nacional entram nesse baile comandado pelo guitarrista e crítico musical Leandro Souto Maior, que toca com sua banda Fuzzcas. No bate-papo, Leandro é acompanhado pelo jornalista Ricardo Schott.
Compositor de “Todo menino é um rei” e “Tempo ê”, entre outros sucessos, o compositor fala do morro da Serrinha, do passado jongueiro de sua escola e do legado do genial Silas de Oliveira.
Autor do CD/livro “Luiz Gonzaga: tem sanfona no choro” (premiado pela Funarte em 2012), o sanfoneiro, cantor, compositor e arranjador carioca faz sua antologia do Rei do Baião, da qual fazem parte choros e grandes sucessos (gravado em 03/12/2014).
Aluno informal de Jacob, o bandolinista e compositor Déo Rian relembra causos e choros do grande mestre do bandolim brasileiro. Nos números musicais, ele conta com o acompanhamento do Regional Imperial.