
Sobre Sala Funarte
A Sala Funarte Sidney Miller é palco de alguns dos grandes momentos e encontros da música brasileira, e também de outras artes.
Inaugurado em maio de 1978, nas dependências do Museu Nacional de Belas Artes, com a primeira exibição de Limite (filme de Mário Peixoto de 1931), o espaço abrigou séries culturais que marcaram época. O objetivo principal da sala de 178 lugares era, desde o início, dar vazão à produção artística dos setores internos da Funarte e oferecer oportunidade a artistas brasileiros que encontravam dificuldade em mostrar seu trabalho.
A programação começou inspirada no sucesso do Show das Seis e Meia, do Teatro João Caetano, ocupando os dias da semana com shows no horário pós-expediente. Em 1980, no show A Bênção, Quelé, Clementina de Jesus anunciou uma mudança de nome: a partir dali, seria Sala Funarte Sidney Miller, em homenagem ao compositor. Ao longo dos anos, a sala foi reforçando sua vocação para dar espaço a gente criativa de todas as artes.
Da inauguração até hoje, a sala ficou fechada em alguns momentos por questões políticas ou para a realização de reformas. Em 1997, mudou de casa: passou a funcionar na antiga garagem do Palácio Capanema, na Rua da Imprensa. Além disso, há unidades em São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente batizadas de Sala Funarte Guiomar Novaes e Sala Funarte Cássia Eller.
Neste especial, você vai ter a oportunidade de conhecer as séries (e seus cartazes) que vêm fazendo a história da Sala: A Noturno, dedicada a artistas que não tinham espaço no circuito comercial; a Vitrine, em que um músico consagrado convidava um iniciante; a Instrumental, dedicada a este gênero musical; a Carnavalesca, celebrando os compositores de música da folia; a Cinema, com exibições de curtas e Super 8; a Independentes, que contemplava artistas sem esquema comercial das gravadoras; Especiais, para homenagear artistas ou datas específicas e Pixingão, que reunia artistas consagrados e regionais que se apresentavam no Projeto Pixinguinha.
Há ainda a Seis e Meia, que apresentou grandes nomes da música entre 1978 e 1982; e a Pauta Funarte, que contou com intérpretes de vários estados entre 2006 e 2009. Ouça alguns shows dessas duas série na íntegra clicando em seus nomes. É possível ouvir também as músicas do show de Itamar Assumpção realizado na Sala Funarte Guiomar Novaes (SP) em 1982 que compõem o disco Às Próprias Custas S/A. E o show Grande Gala: Radamés 80, em que o compositor e arranjador comemorou seus 80 anos, com direito a galeria de fotos.