Wilson Batista (1985)
Ouça o disco com a participação de Joyce e Roberto Silva
Mídias deste texto
Imagens (9 imagens)
Áudios (9 áudios)
-
subir descer-
Discos Projeto Almirante – Wilson Batista – Mundo de Zinco
-
Discos Projeto Almirante – Wilson Batista – Meus Vinte Anos
-
Discos Projeto Almirante – Wilson Batista – E o Juiz Apitou Samba Rubro-negro
-
Discos Projeto Almirante – Wilson Batista – Louco Ela e seu Mundo
-
Discos Projeto Almirante – Wilson Batista – Oh seu Oscar Emilia a Mulher que eu Gosto
-
Discos Projeto Almirante – Wilson Batista – Mãe Solteira
-
Discos Projeto Almirante – Wilson Batista – Programa no Tempo de Noel
-
Discos Projeto Almirante – Wilson Batista – Sambei 24 Horas
-
Discos Projeto Almirante – Wilson Batista – Chico Brito Nega Luzia Mulato Calado
-
O samba foi sua glória
Afora breve período na adolescência em que exerceu a poética profissão de acendedor de lampiões, Wilson Baptista de Oliveira seria pelo resto da vida um compositor popular. Ao longo de quase quarenta anos ele só soube fazer versos e melodias. Pode-se mesmo dizer que anteviu seu maior legado em um verso de Mundo de Zinco: “o samba foi minha glória”.
Mas o samba, que lhe ensejaria a glória músical, jamais lhe renderia em termos materiais o correspondente ao valor de sua obra. Wilson viveu sempre às voltas com dificuldades financeiras, situação que procurava amenizar compondo intensamente, mesmo em ocasiões de pouca inspiração. Daí resultou o extenso repertório que ele dividiu com dezenas de parceiros ilustres, como Nássara, Roberto Martins, Ataulfo Alves etc., além de outros, meros aproveitadores, a quem vendia sua arte a preço de liquidação.
Embora semianalfabeto, incapaz de escrever uma nota musical, Wilson seria um dos mais importantes integrantes da geração de compositores que fixou o samba urbano carioca. Ao contrário, porém, de muitos desses sambistas, ele não restringiu sua produção aos temas românticos, mas enriqueceu-a com canções que o qualificam como um perspicaz cronista de costumes. Assim, ao lado de peças que cantam amores e desenganos (A Mulher que eu Gosto, Preconceito, Meus Vinte Anos etc.), alinharia, até em maior quantidade, as que contam tragédias e comédias do cotidiano (Mãe Solteira, O Bonde de São Januário, Acertei no Milhar etc.).
Essas duas tendências marcantes da obra de Wilson estão bem representadas neste elepê em que a Divisão de Música Popular do Instituto Nacional de Música da Funarte homenageia sua memória. Ao valor artístico do disco soma-se ainda sua importância documental, na medida em que apresenta o próprio compositor cantando e depondo sobre sua carreira.
(trecho de texto de Jairo Severiano, leia o encarte na íntegra na galeria de imagens. Para melhor leitura, clique em “tamanho máximo”)
Músicas
- Mundo de Zinco
- Meus Vinte Anos
- E o Juiz Apitou/ Samba Rubro-Negro
- Louco ( Ela é Seu Mundo )
- Oh ! Seu Oscar/A Mulher que eu Gosto/Emilia
- Mãe Solteira
- Programa No Tempo de Noel/Feitiço da Vila/Frankenstein da Vila/Pedreiro Valdemar/Balzaquiana/Oh! Seu Oscar/Lenço no Pescoço/Rapaz Folgado/Conversa Fiada
- Sambei 24 Horas
- Chico Brito/ Nega Luzia/Mulato Calado
Obs: Esta é a ordem do CD lançado em 1998. A ordem do LP é diferente e pode ser vista no encarte.
Músicos
Luiz Otávio Braga – violão 7 cordas: A, faixa 3; B, faixas 3 e 5
Maurício Carrilho – violão: A, faixa 3; B, faixas 1, 2, 3 e 5; tamborim: B, faixas 1 e 3
Paulinho da Viola – violão: A, faixa 3
Henrique Cazes – cavaquinho: A, faixa 3; B, faixas 1, 3, 4 e 5; banjo: B, faixa 5
Beto Cazes – pandeiro: A, faixa 3; B, faixas 1 e 3; tamborim: A, faixa 3; B, faixas 1, 3, 4 e 5; reco-reco: A, faixa 3; B, faixas 3 e 5; repique: A, faixa 3; surdo: B, faixas 1, 3 e 5; ganzá: B, faixas 1 e 4; caixa de feijão: B; faixa 1; caixa de fósforos: B, faixa 5
Elton Medeiros – caixa de fósforos: A, faixa 3
Joyce – violão: B, faixas 1 e 4; vocal: B, faixa 1
Ronaldo Diamante – contrabaixo elétrico: B, faixas 1 e 2; contrabaixo acústico: B, faixa 4
Dazinho – sax-alto: B, faixas 1 e 3; flauta: B, faixas 2 e 3
Norato – trombone: B, faixas 1, 3 e 5
Tuti Moreno – bateria: B, faixas 1 e 4
Oscar Bolão – tamborim: B, faixas 1 e 3; bateria: B, faixas 2 e 5; ganzá: B, faixa 5
Márcia Ruiz – vocal: B, faixa 1
Aloísio Didierpiano: B, faixa 2
Coro: Francinete, Verônica Sabino, Márcia Ruiz, Maurício Carrilho, Beto Cazes: 8, faixas 3 e 5; Henrique Cazes: B, faixa 5.
Ficha Técnica
Produção Fonográfica: Funarte/INM/Divisão de Música Popular
Produção Artística: Henrique Cazes
Produção Executiva: Divisão de Música Popular/INM – Otorino Bilheri, Vera Fernandes; Hilton Nobre, Marília Loback, Raimundo Roma, Jorge Nei
Arranjos: Henrique Cazes e Joyce
Estúdio: Hara Internacional (Rio de Janeiro, Brasil), dezembro de 1984
Equipamento: Allen and Heath, 16 canais
Mixagem: Estúdio Eldorado (São Paulo, Brasil)
Técnico de Mixagem: Gatão
Prensagem e Corte: Gravações Elétricas S.A.
Produção Gráfica: Departamento de Editoração da Funarte
Transcrição do programa de Almirante: Wilson Medeiros, Estúdio Transamérica (Rio de Janeiro, Brasil)
Texto: Jairo Severiano
Ilustração da Capa: Nássara
Fonogramas Sambei 24 horas e Mulato Calado cedidos por EMI-ODEON Ltda
Agradecimentos especiais a Márcia Ruiz e Ayrton Pisco