Sidney Miller (1982)
Ouça o disco com Alaíde Costa, Zezé Gonzaga e Zéluiz
Mídias deste texto
Imagens (11 imagens)
Áudios (20 áudios)
-
subir -
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Maria Joana – Alô fevereiro
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Nós os foliões
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Alma minha
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Casinha do arraial
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – O circo
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Menina da agulha
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Paisagem sobre valsa
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – O bonde
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Pois é, pra quê?
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – A estrada e o violeiro
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Maria Joana / Alô Fevereiro
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Nós os Foliões
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Alma Minha
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Casinha do Arraial
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – O Circo
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Menina da Agulha
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Paisagem sobre a Valsa
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – O Bonde
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – Pois é, Pra Quê
-
Discos Projeto Almirante – Sidney Miller – A Estrada e o Violeiro
-
Apresentação
(texto de Hermínio Bello de Carvalho)
Era a intenção de Sidney Miller partir para uma produção independente, já que o circuito comercial fizeram-lhe ouvidos moucos. E se organizou para isso: compôs novas canções, selecionou algumas antigas, listou os músicos que participariam do trabalho e elaborou uma cuidadosa sinopse do Lp, que se chamaria Longo Circuito.
Sidney partiu sem concretizar seu projeto, logo ele que construíra tantos espaços para os outros! E ficou em nós o compromisso de resgatar algumas das ideias que esboçara. Convocamos Maurício Tapajós, seu amigo e parceiro, que fez um paciente trabalho de recuperação de alguns tapes que registravam uma rara apresentação na Sala Funarte de Brasília (tinha pavor de palcos) e em meu programa Água Viva na TVE. Paulo Afonso Grisolli trouxe-nos fitas com temas inéditos, e foi em cima desse material que Maurício montou o que seria um disco-documento. Mas era pouco, sentíamo-nos tratando Sidney de uma forma que talvez o desgostasse. O Antonio Adolfo, que com ele produziria o Longo Circuito, foi chamado para dar corpo a uma nova ideia, a de se traçar o retrato desse criador tão importante. O resultado está aí. O disco como Sidney o idealizara só ele poderia fazê-lo. Mas o carinho e obstinação que despejamos neste trabalho é a melhor prova do respeito que guardamos ao seu imenso talento e enorme integridade artística, reservas indestrutíveis que seu desaparecimento não apagou.
E é para nós um privilégio ter, homenageando Sidney, três raras vozes de nossa música: Zezé Gonzaga, Zéluiz e Alaíde Costa. E ele, eu sei, ficaria bastante feliz com essa escolha.
(Leia a íntegra do encarte na galeria de imagens. Para melhor leitura, clique em “tamanho máximo”)
Lado A
1. Maria Joana/ Alô Fevereiro (com Zéluiz e Zezé Gonzaga)
2. Nós os Foliões (com Zéluiz)
3. Alma Minha (com Zezé Gonzaga)
4. Casinha do Arraial (com Zé Luiz)
5. O Circo (com Sidney Miller)
Lado B
1. Menina da Agulha (com Zéluiz e Alaíde Costa)
2. Paisagem sobre Valsa (com Alaíde Costa)
3. O Bonde (com Zéluiz)
4. Pois é, pra quê? (com Zezé Gonzaga, Alaíde Costa e Zéluiz)
5. A Estrada e o Violeiro (Sidney Miller e Nara Leão)
Ficha Técnica
Produção – Funarte / INM / Divisão de Música Popular
Produção artística – Hermínio Bello de Carvalho
Produção executiva – Júlia Pelegrino
Arranjos – Antonio Adolfo
Técnico de som e mixagem – Chocolate
Auxiliares de estúdio – Celso e Waldyr
Gravação e montagem – dias 17, 18, 19 e 22 de novembro de 1982
Estúdio – Rancho Studio (Rio de Janeiro, Brasil)
Corte – Ademilton
Prensagem – Gravações Elétricas s/a
Edição – Depertamento de Editoração da Funarte