#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Astros e estrelas do Teatro de Revista em impactantes retratos colorizados

Fotos de artistas como Dercy Gonçalves e Oscarito, clicados por Themistocles Halfeld, compõem acervo do produtor Walter Pinto na Funarte

A atriz Dercy Gonçalves em foto de Halfeld. Cedoc/ Funarte

A atriz Dercy Gonçalves em foto de Halfeld. Cedoc/ Funarte

Mídias deste texto

Imagens (12 imagens)

Na segunda metade dos anos 40, com a montagem de revistas musicadas a todo vapor, o produtor  Walter Pinto estabeleceu com o fotógrafo Themistocles Halfeld uma parceria que renderia imagens  hoje consideradas verdadeiras relíquias, passados mais de 60 anos. Astros e estrelas das  concorridas revistas da Companhia Walter Pinto se mostraram bastante à vontade para as lentes  do fotógrafo, posando para retratos que, posteriormente colorizados – uma técnica bastante comum à época – serviriam como peças de divulgação dos espetáculos teatrais nos quais atuavam.

Parte do acervo do célebre produtor existente no Centro de Documentação (Cedoc) da Funarte, o  conjunto de diapositivos chama a atenção pela irreverência das poses escolhidas pelos atores e comediantes, caso de Oscarito e de Dercy Gonçalves, e pela sensualidade explicitada em algumas das imagens das vedetes, clicadas com pouca roupa e muito glamour. “Juntos, Walter Pinto e Halfeld fizeram uma exposição com fotografias dos artistas, na sala de espera do Teatro Recreio, onde as revistas eram encenadas. Foi um momento peculiar, em que o empresário de teatro (Walter Pinto) se une a um representante de outra arte, a fotografia, valorizando as duas artes”, observa a pesquisadora de artes cênicas do Cedoc, Filomena Chiaradia, que coordena o tratamento do acervo Walter Pinto na instituição. “Do ponto de vista do produtor Walter Pinto, naturalmente, esta era mais uma ferramenta de divulgação. Mais sofisticada, claro, e que agregava valor”, continua. Vaidoso, o próprio Walter é retratado em uma das imagens.

Colorização para uso em vitrines

“Os retratos do Halfeld em nada diferem dos de Mafra, Carlos Moskovics e outros fotógrafos da época, que possuem acervo no Cedoc. Esses eram tipos de retratos muito comuns nas décadas de 40 e 50. O diferencial é terem feito as imagens em questão em filme de diacetato e/ou nitrato de celulose, em diapositivo, e sua colorização para uso em vitrines com backlight”, explica Filomena.

Em 1947, após um período fechado para obras, o Teatro Recreio reabriria reformulado, abrigando a exposição com retratos colorizados de Halfeld e cercado de entusiasmo do público diante da revista escolhida para a reinauguração, batizada com o curioso nome de Quê Que Há Com Teu Piru? No elenco, algumas das estrelas e girls retratadas por Halfeld, como Oscarito, Violeta Ferraz, Clarita e Sara Amster.

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

2

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Fac Simile Lab » Teatro de Revista – Themistocles Halfeld

enviado em 15 de maio de 2012

[...] Na segunda metade dos anos 40, com a montagem de revistas musicadas a todo vapor, o produtor  Walter Pinto estabeleceu com o fotógrafo Themistocles Halfeld uma parceria que renderia imagens  hoje consideradas verdadeiras relíquias, passados mais de 60 anos. Astros e estrelas das  concorridas revistas da Companhia Walter Pinto se mostraram bastante à vontade para as lentes  do fotógrafo, posando para retratos que, posteriormente colorizados – uma técnica bastante comum à época – serviriam como peças de divulgação dos espetáculos teatrais nos quais atuavam. [Acervo Walter Pinto - Funarte] [...]

Marina Gadelha

enviado em 13 de setembro de 2012

Oi Fabrício, o acervo Walter Pinto estará disponível na Funarte. O procedimento é se encaminhar à Biblioteca da Funarte, na Rua São José, Centro do Rio de Janeiro.
Telefone da biblioteca Funarte: (21) 2279-8290/ 8291

Textos

leia todos os 27 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 70 imagens deste acervo »

Vídeos

veja todos os 19 vídeos deste acervo »

  • O dono do sassarico (Closed Caption)

    O dono do sassarico (Closed Caption)

    Videodocumento
  • Acervo Walter pinto iris bruzzi (Closed Caption)

    Acervo Walter pinto iris bruzzi (Closed Caption)

    Videodocumento
  • Acervo Walter pinto iris bruzzi com áudio-descrição

    Acervo Walter pinto iris bruzzi com áudio-descrição

    Videodocumento