Série ‘Especiais’

Cartaz da Série 'Especiais' - 'Uma Rosa para Pixinguinha. Dez Anos sem Ele'. Direção: Tulio Feliciano
Mídias deste texto
Imagens (22 imagens)
Os Projetos Especiais fizeram parte da programação da Divisão de Música Popular a partir de 1978 e consistiam em espetáculos musicais de caráter normalmente didático ou comemorativo de datas / pessoas ou episódios de importância para a compreensão da música popular brasileira. Tais eventos eram, em geral, vinculados ao Projeto Lúcio Rangel (edição de pesquisas biográficas ou monográficas), Projeto Almirante (registro fonográfico) e Projeto Airton Barbosa (edição de partituras de arranjos).
Em 1983, foi realizado o projeto especial 100 Anos de João Pernambuco que agregou o show João Pernambuco – Luar no Sertão, com Antonio Adolfo e Conjunto Nó em Pingo D’água, o lançamento do LP João Pernambuco – 100 Anos e do livro João Pernambuco – Arte de um Povo, de José Souza Leal e Artur Luiz Barbosa.
Outro projeto especial, Setenta Anos Caymmi, foi apresentado no ano 1984, em comemoração aos 70 anos do músico, poeta e compositor baiano. A programação, com o apoio da Petrobrás, contou com shows, edição de disco, álbum duplo e exposição de desenhos originais de Caymmi, fotos de Loca e pranchas originais de Sabát.
1988 foi um dos últimos anos no qual a Funarte realizou projetos especiais. Naquela ocasião foram apresentados As Cantoras do Rádio, show comemorativo dos 10 anos da Sala Funarte Sidney Miller, e Nosso Sinhô do Samba (disco e livro), com Celeste e Dillo Vasconcelos.