Série ‘Carnavalesca’

Cartaz de divulgação de mostra em homenagem a Martinho da Vila dentro da série 'Carnavalesca'. Cedoc-Funarte
Mídias deste texto
Imagens (20 imagens)
A série Carnavalesca foi realizada pela FUNARTE entre 1982 e 1989. Seu objetivo principal era promover espetáculos musicais, exposições, debates e exibição de filmes homenageando compositores e intérpretes que se destacaram no carnaval.
Em 1982, a série Carnavalesca foi oferecida a Eneida, este Pierrô Apaixonado , e resultou na edição de livros, exposições e shows focalizando aspectos distintos do carnaval, com a participação de Dalva de Andrade, Nelson Sargento, Monarco, Marlene, Elza Maria e Noel Rosa de Oliveira.
O ano de 1984, foi outro importante marco para a Série que homenageou Pedro Caetano, nos seus 50 anos de Carnaval. O evento contou com show de Marlene, Céu da Boca e Pedro Caetano em É com esse que eu vou; Elza Soares e os Compositores da Escola em Salgueiro: Academia do Samba; D. Ivone Lara e as Gatas em As Damas do Samba com o Grupo Exporta Samba.
Houve exposição de figurinos de carnaval de César Siry e de minifantasias de Athan; apresentação do conjunto Diamante Negro. Ocorreu ainda debate com Roberto Da Matta, Maria Julia Goldwasser, Peter Fry e Cecília Conde, além de desfile do Bloco Canarinhos das Laranjeiras.
Um dos mais importantes anos da série, 1988 foi dedicado ao artista Martinho da Vila, nos Cem Anos da Abolição da Escravidão. Naquela ocasião foram organizados shows e exposição sobre a participação da cultura negra no desenvolvimento do carnaval.