#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Um Projeto Pixinguinha romântico com Elizeth, Silvio Cesar e Zé Luiz Mazziotti

Dividindo-se entre cantora e mestre de cerimônias informal do espetáculo de 1981, Elizeth Cardoso interpretou sucessos como 'Meiga Presença' e 'Nossos Momentos'

Elizeth Cardoso, Zé Luiz Mazziotti e Silvio Cesar

Elizeth Cardoso, Zé Luiz Mazziotti e Silvio Cesar

Mídias deste texto

Imagens (5 imagens)

Áudios (20 áudios)

Cantora da maior importância na história da música popular brasileira, Elizeth Cardoso foi um dos principais nomes do Projeto Pixinguinha na temporada de 1981. Além da carreira de grande sucesso construída desde o final da década de 30, ela tinha protagonizado no anterior uma das turnês mais memoráveis do Projeto, com sambas e choros interpretados ao lado de Radamés Gnattali, Joel Nascimento e Camerata Carioca. Porém, nesta segunda turnê da “Divina”, a música romântica deu o tom do espetáculo dividido por ela com os cantores-compositores Silvio Cesar e Zé Luiz Mazziotti.

Com direção de Érico de Freitas, o show fazia uma espécie de antologia informal do repertório romântico brasileiro, com exemplares que iam dos anos 50 – como Serenata do Adeus (Vinicius de Moraes) e Neste Mesmo Lugar (Klecius Caldas e Armando Cavalcanti) – à recém-inaugurada década de 1980, da qual saíram Meu Bem Querer e A Ilha, ambas de Djavan e interpretadas por Zé Luiz Mazziotti (a primeira em duo com Elizeth). Mas era mesmo dos anos 60 que vinham os maiores sucessos do espetáculo, como os clássicos “elizethanos” Meiga Presença (Otávio de Moraes e Paulo Valdez) e Nossos Momentos (Luiz Reis e Haroldo Barbosa), além da canção Pra Você, de Sílvio Cesar, apresentada em dueto com Elizeth, que – fazendo as vezes de mestre de cerimônias – chamava a plateia para cantar junto. Clique na galeria de áudios para ouvir o espetáculo na íntegra.

Gravada por grandes nomes como Cauby Peixoto, Isaurinha Garcia, Roberto Carlos, Nelson Gonçalves e a própria Elizeth Cardoso, entre outros, Pra Você é até hoje o grande sucesso de Silvio Cesar, mineiro da cidade de Raul Soares, que nesta primeira participação no Projeto Pixinguinha apresentou outros êxitos românticos, como Cantiga Antiga, Moço Velho e a religiosa Maria. Já Zé Luiz Mazziotti, que nesta época usava o nome artístico Zéluiz (título de seu primeiro LP, de 1979), fazia sua segunda viagem pelo Pixinguinha, um ano depois de ter dividido o palco com Ângela Maria e Miltinho. Paulista de Rio Claro, Mazziotti começava a ganhar projeção nacional com sua voz de timbre grave e composições como Bastante (parceria com Sérgio Natureza), também romântica, incluída no repertório do espetáculo.

Aberta no dia 16 de julho de 1981 (data do 61º aniversário de Elizeth Cardoso), no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro, a turnê seguiu até o dia 7 de agosto, com apresentações em Niterói (RJ), São Bernardo do Campo (SP), Campinas (SP), Brasília e Campo Grande, num total de 12 espetáculos. O acompanhamento instrumental ficou com Toninho Costa (guitarra), Sérgio Carvalho (piano), Maurício Scarpelli (contrabaixo) e Wilson das Neves (bateria).

Aproveitando a passagem da caravana pela Capital Federal, o Jornal de Brasília procurou Elizeth Cardoso no camarim da Sala Funarte, minutos antes do espetáculo, para uma entrevista. Assim, entre um “rápido aplique de laquê, um reforço na maquiagem, mais um batonzinho” (conforme publicado na edição 8 de agosto de 1981), a cantora carioca explicou sua preferência pelo gênero romântico (“Me diz mais, gosto profundamente.”) e contou que passou a ser chamada de “Divina” durante uma temporada na boate carioca Night and Day, em 1956, quando o apelido foi criado pelo pesquisador Haroldo Costa (“Muita gente pensa que foi invenção do Sérgio Porto.”). “Mas me incomoda um pouco esse título. Acho demais para mim”, disse Elizeth, que ao longo da carreira colecionou outros epítetos, como “Enluarada” e “Mulata Maior”. Leia esta e outras matérias na Galeria de Imagens.

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

0

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Textos

leia todos os 212 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 301 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 783 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 88 vídeos deste acervo »

  • Cachaça, árvore e bandeira – Moacyr Luz

    Cachaça, árvore e bandeira - Moacyr Luz

    Shows
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário – parte 10 de 10

    DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário - parte 10 de 10

    Documentários
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    Documentários