Projeto Pixinguinha 1977: Dóris Monteiro e Lúcio Alves
Texto do programa oficial apresenta os artistas e informa a ficha técnica e o roteiro musical do espetáculo
Mídias deste texto
Áudios (6 áudios)
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Do re mi graças a deus – Doris Monteiro e Lucio Alves
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É isso aí – Doris Monteiro e Lucio Alves
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Alô Fevereiro – Doris Monteiro e Lucio Alves
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Banca do Distinto – Doris Monteiro e Lucio Alves
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De Pilantra e de Poeta – Doris Monteiro e Lucio Alves
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Se você se importasse – Doris Monteiro e Lucio Alves
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Dóris Monteiro foi uma das líderes mais destacadas do grande movimento da bossa-nova. Trazia consigo a suavidade das melodias feitas pelos “bolsistas” da época, e transmitia como ninguém as mensagens mais lindas, em versos e melodias. Dóris, a menina de uma trança só, olhos medrosos. Quando estava no palco, cantava para dançar. Com seu primeiro disco, consegue seu primeiro êxito; vai crescendo com as palmas ganhas nos auditórios das estações de rádio e viaja pelo Brasil, revelando ali e acolá o que sabe de arte, o que sabe de “dizer” samba. Preferia cantar samba-canção, mas admite que nem sempre sua vontade valeu como imposição. Ao contrário, acompanha as mudanças do tempo e a vontade de seu público. Nem ela mesma sabe quantas músicas gravou. Muitos se recordam de “Agulha no Palheiro”, mas Dóris aponta como seu maior sucesso um samba-canção de Peter Pan: “Se Você se Importasse”. Recentemente ela marcou mais um ponto valioso gravando o samba ligeiro de Hermínio Bello de Carvalho e Maurício Tapajós: “Mudando de Conversa”.
A carreira de Lúcio Alves começou nos conjuntos Bando da Lua e depois Namorados da Lua. Foi uma peregrinação constante pelas rádios mais famosas: Tupi, Nacional e Mayrink Veiga. Sua voz grave, entretanto, foi sendo logo notada. A música vivia a pré-euforia da bossa-nova e Lúcio Alves encosta sua popularidade à de Dick Farney, e surge Teresa da Praia. Como compositor será lembrado por uma composição antológica, consagrada por Isaurinha Garcia e regravada há pouco por João Gilberto: “De Conversa em Conversa”, de parceria com Haroldo Barbosa. “Sérgio Cabral e Ivan Lessa consideram Lúcio Alves um dos cinco maiores cantores já produzidos pela música popular do Brasil. Concordo fácil”, escreveu o crítico Roberto Moura, comentando o seu último LP, produzido por Aloysio de Oliveira. Sua apresentação no Seis e Meia foi um dos pontos altos da série. Ele conseguiu que o público o aplaudisse de pé ao alcançar uma nota gravíssima.
Ficha Técnica
Músicos: Ricardo (piano), Luizinho (guitarra), Jacaré (contra-baixo) e Gegê (bateria).
Diretor: Maurício Tapajós
Assistente de Direção: Stella Moura
Administradora: Ana Maria Azevedo
Roteiro
- Dó Ré Mi (Fernando César)
- De Pilantra e de Poeta (Alberto Landi)
- Mocinho Bonito (Billy Blanco)
- Graças a Deus (Fernando César)
- Se Você se Importasse (Peter Pan)
- Banca do Distinto (Billy Blanco)
- É isso aí (Sidney Miller)
- Alô Fevereiro (Sidney Miller)
- Promessas (Tom Jobim)
- Este Seu Olhar (Tom Jobim)
- Manias (Celso e Flávio Cavalcanti)
- Fim de Caso (Dolores Duran)
- Aquelas Palavras (L. Bittencourt e B. Wolkoff)
- Se o Tempo Entendesse (Marino Pinto e Mário Rossi)
- Na Paz do Senhor (L. Peixoto e Zé Maria Abreu)
- Reverso (Marino Pinto e G. Milfont)
- Tereza da Praia (Tom Jobim e Billy Blanco)
- Duas Contas (Garoto)
- Pra Dizer Adeus (Edu Lobo e Torquato Neto)
- De Conversa em Conversa (Lúcio Alves e H. Barbosa)
- Mudando de Conversa (Maurício Tapajós e Hermínio B. de Carvalho)
- Lígia (Tom Jobim)
- Sábado em Copacabana (Dorival Caymmi)
- Conversa de Botequim (Noel Rosa e Vadico)
- Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
- Maitá (Giovanna)
- Valsa de uma Cidade (Ismael Neto e Antonio Maria)
- Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi)
Músicas Digitalizadas
- Dó ré mi / Graças a Deus (Fernando César)
- De Pilantra a Poeta (Alberto Landi)
- Se Você se Importasse (Peter Pan)
- Banca do Distinto (Billy Blanco)
- É isso aí (Sidney Miller)
- Alô Fevereiro (Sidney Miller)