#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Sobre INFoto

A ampla coleção de fotografia da Funarte, composta por mais de 3.000 imagens, foi constituída a partir de três frentes: as exposições organizadas pelo Núcleo de Fotografia, a partir de 1979; pelo Instituto Nacional de Fotografia da Funarte, a partir de sua criação em 1984; e pela Área de Fotografia da Funarte (que substituiu o INFoto, em 1990). É, portanto, uma coleção extremamente rica e diversificada, que representa com fidelidade os principais movimentos da fotografia brasileira num período de três décadas.

Esta coleção congrega imagens que participaram das Mostras de Fotografia (realizadas na Galeria da Funarte em sua sede do Rio de Janeiro); das Mostras Regionais de Fotografia (consagradas em caráter de exclusividade a cada uma das cinco regiões do país); das numerosas exposições organizadas pela própria equipe da Funarte, tanto para apresentação nos diferentes escritórios regionais quanto para itinerância em todo o território nacional. Há ainda imagens das mostras realizadas por curadores convidados pela instituição, para circulação tanto no Brasil quanto no exterior.

Figuram no Acervo do INFoto – cuja digitalização está sendo organizada pelo Centro de Documentação (Cedoc) da Funarte – fotografias das mais diversas especialidades e das mais variadas tendências criativas, tanto de caráter documental quanto de expressão pessoal. São imagens de fotógrafos de todos os quadrantes do país e cujo talento e mestria técnica o tempo só fez ratificar, tornando essa coleção uma inestimável fonte de referência para o estudo da fotografia brasileira de fins do século XX e início do século XXI. Uma pequena parte delas, relativas às Mostras Regionais, está disponível neste acervo digital.

O objetivo destes arquivos disponibilizados através da área Brasil Memória das Artes é dar a dimensão da atuação da Funarte no campo da fotografia, fazendo um histórico das ações da instituição.

Organizados pelo fotógrafo Pedro Vasquez, professor, pesquisador e diretor do Instituto Nacional de Fotografia à época de sua criação, em 1984, os textos que contam a história da fotografia na Funarte são:

A Funarte e a fotografia

As ações do INFoto

As Mostras Regionais de Fotografia da Funarte

As Semanas Nacionais da Fotografia

As edições de fotografia da Funarte

Também estão disponíveis pequenas biografias de alguns dos fotógrafos que estiveram envolvidos com o INFoto – seja formulando o instituto ou expondo seus trabalhos, através das iniciativas promovidas pela Funarte -, além de depoimentos de alguns dos que participaram ativamente do Instituto.

english version – version française – versión em español
versão em librasclosed captionaudio-descrição

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Textos

leia todos os 73 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 40 imagens deste acervo »

Vídeos

veja todos os 8 vídeos deste acervo »

  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em espanhol

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em espanhol

    Videodocumento
  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em frances

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em frances

    Videodocumento
  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em ingles

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em ingles

    Videodocumento