#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

FotoCentro-Oeste-1983

V Documento de Arte Contemporânea do Centro-Oeste

Os textos abaixo foram extraídos do catálogo da I FotoCentro-Oeste, realizada em 1983. O primeiro é assinado por Maria Edméa Saldanha de Arruda Falcão, então Diretora-Executiva da Funarte, e o segundo por Pedro Vasquez, então coordenador do Núcleo de Fotografia da Funarte. Também consta a comissão de seleção desta mostra.

Memória

O V Documento de Arte do Centro-Oeste vem-se firmando como uma programação do Escritório da Funarte em Brasília. A versão de 1983 do Documento inaugura a nova linha do projeto, no sentido em que seja organizado enquanto dimensão de linguagem ou tema afeito à rica produção visual do Centro-Oeste.

Neste ano, em atividade conjunta com o Núcleo de Fotografia da Funarte, o evento versará sobre a fotografia no Centro-Oeste e suas variadas implicações, tanto no nível da linguagem quanto nos seus aspectos antropológicos, sociais, políticos e ambientais contados pelos artistas. A Foto Centro-Oeste, título específico deste V Documento de Arte do Centro-Oeste, integra-se simultaneamente à série de projetos similares, desenvolvidos em outras regiões ou estados sob a orientação do Núcleo de Fotografia. No Centro-Oeste pode-se observar não só a produção de fotografia de qualidade, como também atividades internas das associações de fotógrafos, bem como o desenvolvimento de reflexão sobre linguagem.

Cabe também ressaltar a ocorrência deste evento na sua relação com a II Semana de Fotografia. Na oportunidade, fotógrafos de todo o Brasil discutirão os problemas de sua profissão e arte, oferecendo também subsídios para a formulação da política do Núcleo de Fotografia da Funarte. E serão brindados com o conhecimento e contato com a fotografia da região que os acolhe.

Maria Edméa de Arruda Falcão, Diretora-Executiva da Funarte. Texto extraído do catálogo da I Foto Centro-Oeste

[...] a realização desta 1ª Foto Centro-Oeste, que servirá de modelo para futuras mostras similares. Acreditamos desta forma corresponder aos anseios de descentralização e de valorização da produção local. Postura reforçada com a reserva de participação aos fotógrafos residentes na região enfocada, o que não nos parece ser uma medida restritiva, servindo, ao contrário, para eliminar o olhar turista e estimular e equipar qualitativa e quantitativamente uma produção que tem as suas oportunidades de circulação prejudicadas pela hegemonia do eixo Rio-São Paulo.

Não temos a pretensão de considerar esta mostra como totalmente representativa do Centro-Oeste, mas ela constitui, sem dúvida alguma, um importante marco numa proposta de trabalho que aspira a um aperfeiçoamento gradativo ¾ que receberá grande alento quando o intercâmbio regional a que aspiramos se tornar realidade.

Pedro Vasquez, Coordenador do Núcleo de Fotografia da Funarte. Texto extraído do catálogo da I Foto Centro-Oeste

Comissão de seleção

Carlos Terrana, Joaquim Paiva, Luis Humberto, Milton Guran, Zeka Araújo.

Contou com 63 participantes, todos do estado de Goiás, que apresentaram um total de 237 fotografias. A grande maioria era de Brasília, mas havia também representantes de Goiânia (9), Cruzeiro Novo (2), do Núcleo Bandeirante, de Taguatinga, de Ceilândia e da Cidade Ocidental.

Entre eles se destacam: Alain Barki; André Dusek; Carlos Terrana; Joaquim Paiva; Jesco Von Puttkamer; Kim-Ir-Sen Pires Leal; Luis Humberto; Milton Guran; Mário Fontenelle; Orlando Britto; Paula Simas; Rui Faquini; Salomon Cytrynowicz.

Assuntos relacionados:

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Textos

leia todos os 73 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 40 imagens deste acervo »

Vídeos

veja todos os 8 vídeos deste acervo »

  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em espanhol

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em espanhol

    Videodocumento
  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em frances

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em frances

    Videodocumento
  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em ingles

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em ingles

    Videodocumento