#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Tablado, escola de teatro e de vida

Drica Moraes e Humberto Montenegro atuam em Chapeuzinho Vermelho, em montagem de 1983. Cedoc/Funarte

Drica Moraes e Humberto Montenegro atuam em Chapeuzinho Vermelho, em montagem de 1983. Cedoc/Funarte

Mídias deste texto

Imagens (17 imagens)

Áudios (3 áudios)

É a própria Maria Clara Machado quem explica como nasceu o Tablado, em depoimento de 1976 para Yan Michalski e Barbara Heliodora no Serviço Nacional do Teatro, que pode ser ouvido na íntegra no Centro de Documentação (Cedoc) da Funarte – e aqui, no player abaixo, à esquerda.

“O Tablado foi fundado em 1951, no Patronato da Gávea. Eu vinha de um trabalho de bandeirante lá no Patronato e depois passei a trabalhar como assistente social, pois ali ficava a Favela do Pinto, onde moravam operários das muitas fábricas de tecido que havia no Jardim Botânico. A diretora do Patronato, Dona Helena Baiano, achou que eu era muito saliente, que era muito pouco enfermeira e muito mais ‘teatreira’. Ela pediu que eu fizesse qualquer coisa em termos de diversão para os meninos”.

Grande Dona Helena! Logo em seguida, foi ela que construiu o auditório que viraria o Teatro do Tablado. Foi ali que surgiu uma das maiores escolas de teatro amador do país – e a palavra amador aqui não tem nenhum sentido depreciativo, muito pelo contrário.

Como explica Guida Vianna, uma das muitas alunas da casa que se tornaram professoras e atrizes profissionais, a opção de continuar dedicada aos iniciantes foi da própria Maria Clara: “Na virada da década de 70/80 a profissão de ator foi regulamentada e ao Tablado oferecida a possibilidade de virar uma escola oficial. Mas a Maria Clara (esta sensível visionária) disse não. Clara tinha razão: recusando a institucionalizar-se, o Tablado tornou-se um celeiro de possibilidades e versatilidades”, conta a atriz no encarte comemorativo dos 35 anos da escola (em 1986).

De lá para cá, foram centenas de peças criadas por Maria Clara e seus discípulos e milhares de jovens seduzidos pela paixão da encenação. Fosse de espetáculos infantis, um dos carros-fortes da casa, quanto de teatro adulto.

Um dos exemplos marcantes é Pluft, o Fantasminha. No ano do depoimento, Maria Clara já havia perdido a conta de quantos países já haviam montado a peça. “Recebemos fotos de Israel, da Alemanha, Tchecoslováquia, toda a América Latina, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela”, conta ela.

Confira as fotos do acervo Foto Carlos de montagens de A Bruxinha que era Boa (1958), O Cavalinho Azul (1960), Pluft, o Fantasminha (1964), Um Tango Argentino (1972) e Chapeuzinho Vermelho (1983).

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

5

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Trigueiro

enviado em 7 de setembro de 2010

fascinante rever o começo do trabalho maravilhoso de Maria Clara Machado.Parabéns, tudo está muito bem feito. ntrigueiro

eliane

enviado em 1 de maio de 2011

gostaria de saber como poço fazer para estudar nessa escola de atores ..e qual o endereço;;bjs á todos

    maria.cristina

    enviado em 9 de maio de 2011

    Oi, Eliane. Você deve entrar em contato com o Tablado. O endereço do site é http://www.otablado.com.br, onde você terá informações sobre o que deseja, além de acesso a telefones e emails de contato. Um abraço!

MARA RÚBIA

enviado em 24 de setembro de 2011

quero muito ajudar minha filha a fazer aulas de teatro só que não tenho condições financeiras existe bolsa de estudos no tablado???é um grande sonho dela queria muito poder realizar. agradeço desde ja pela a atenção.

Textos

leia todos os 24 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 126 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 3 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 14 vídeos deste acervo »

  • Biografia de Hélio Eichbauer (Closed Caption)

    Biografia de Hélio Eichbauer (Closed Caption)

    Videodocumento
  • Biografia de Hélio Eichbauer (libras)

    Biografia de Hélio Eichbauer (libras)

    Videodocumento
  • Biografia de Hélio Eichbauer (áudio-descrição)

    Biografia de Hélio Eichbauer (áudio-descrição)

    Videodocumento