#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Foto Carlos nos anos 70: ‘Castro Alves pede passagem’

Elenco de 'Castro Alves Pede Passagem', na montagem carioca em 1972 (Foto Carlos.Cedoc/Funarte)

Elenco de 'Castro Alves Pede Passagem', na montagem carioca em 1972 (Foto Carlos.Cedoc/Funarte)

Mídias deste texto

Imagens (8 imagens)

Castro Alves dá uma entrevista no programa de TV popular Esta é a Sua Vida. Saída da imaginação de Gianfrancesco Guarnieri, em seu primeiro trabalho como autor e diretor, esta situação fictícia dá origem a Castro Alves Pede Passagem. A peça que buscou aproximar o público do poeta e agitador baiano que morreu aos 24 anos, cem anos antes da estreia em São Paulo, em 1971.

“Transportar” o abolicionista para a telinha foi uma licença poética que Guarnieri defendeu como a melhor maneira de levar sua mensagem para os anos 70. “Exemplifica bem o meu objetivo de não elitizar o teatro, não fazer com que ele fique falando indeterminadamente para uma minoria”, explicou ele em reportagem do Jornal do Brasil de 28 de abril de 1971.

A ousadia de misturar teatro com uma proposta televisiva foi bem recebida por público e crítica. O primeiro lotou a temporada paulista, que durou oito meses, com plateia que variava entre 1.500 e 3.600 pessoas. Foi sucesso também no Rio de Janeiro, em temporada no Teatro Princesa Isabel ao longo do ano de 1972. Na revista Visão, Sábato Magaldi elogiou a iniciativa: “O resultado artístico dessa construção é dos mais felizes. A vivacidade da comunicação da TV impede as delongas das cenas explicativas e quebra, a todo momento, o ardor condoreiro que se liga à imagem do discípulo de Victor Hugo. Respeitam-se as características do poeta e ao mesmo tempo ele não é devolvido à poeira do século 19. Castro Alves ganha uma atualidade que o torna nosso contemporâneo”.

No elenco, destacam-se Zanoni Ferrite, jovem ator de São Paulo que viveu Castro Alves, e Luís Carlos de Morais, o apresentador de TV que misturou Silvio Santos, J. Silvestre, Flávio Cavalcanti e Chacrinha. Havia também Antonio Fagundes, Marta Overbeck, Regina Viana, Pedro Paulo Rangel, Jorge Chaia e José Fernandes, entre outros. A cenografia foi assinada por Marcos Weinstock e a trilha sonora foi de Toquinho (boa parte das músicas dele teve letras de Guarnieri, com exceção de uma de Vinicius de Moraes). Para encerrar, A Tua Presença, de Caetano Veloso, compositor que era considerado pelo diretor “um Castro Alves contemporâneo”.

Esta é uma das montagens registradas pelo Estúdio Foto Carlos na década de 70. O Centro de Documentação (Cedoc) da Funarte conta com 103 imagens digitalizadas. Veja algumas delas na galeria.

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

2

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

paulo duarte

enviado em 28 de julho de 2011

Eu assisti em 1971 acho q no teatro de Arena (SP). Foi ótimo. Eu tinha 19 anos. Lembro-me q a linguagem era muito moderna. Toquinho e os Brasões faziam a trilha e ficavam em “off”. Víamos apenas suas sombras. A cena do Fagundes Varela tendo ataque epilético me chocou. Zanone Ferrite incorporou Castro Alves … arrepiou !

angelica zanardi

enviado em 6 de dezembro de 2011

EU ASSISTI ESTA PEÇA QUANDO AINDA ESTAVA NO COLEGIO…FOI A PRIMEIRA VEZ QUE TINHA IDO AO TEATRO…JA SE PASSARAM MAS DE 25 ANOS,E NAO ME ESQUEÇO,….MUITO LINDA ESTA PEÇA, ME TOCOU PROFUNDAMENTE…TENHO VONTADADE DE ASSISTI-LA NOVAMENTE…

Textos

leia todos os 24 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 126 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 3 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 14 vídeos deste acervo »

  • Biografia de Hélio Eichbauer (Closed Caption)

    Biografia de Hélio Eichbauer (Closed Caption)

    Videodocumento
  • Biografia de Hélio Eichbauer (libras)

    Biografia de Hélio Eichbauer (libras)

    Videodocumento
  • Biografia de Hélio Eichbauer (áudio-descrição)

    Biografia de Hélio Eichbauer (áudio-descrição)

    Videodocumento