#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Biografia de Hélio Eichbauer

Cenógrafo é referência no teatro e nos shows de música popular brasileira

Hélio Eichbauer grava vídeo com equipe do Portal das Artes, da Funarte, em 2010 (Foto: Luciana Avellar)

Hélio Eichbauer grava vídeo com equipe do Portal das Artes, da Funarte, em 2010 (Foto: Luciana Avellar)

A visita a uma exposição fez a vida Hélio Eichbauer mudar. Ao ver o trabalho de Josef Svoboda na Bienal de São Paulo no começo dos anos 60, o jovem estudante de filosofia resolveu largar a faculdade e aprimorar o conhecimento de artes que tinha adquirido nas aulas de pintura da adolescência, quando viveu nos Estados Unidos. “Peguei um navio do Loyd em 1963 e fui para a Europa estudar na Tchecoslováquia com o Svoboda, talvez o maior cenógrafo do século 20”, explica Hélio, que antes da viagem teve pequenas experiências com cenografia no Teatro de Bolso.

Começava a surgir aí um dos maiores cenógrafos do país, com passagens importantes pelo teatro, o cinema e os shows.  Depois da temporada europeia, ficou um ano em Havana. “Isso foi fundamental para eu recuperar a cor, porque o trabalho em Praga era todo preto e branco, cinza, luz, volume, abstracionismo geométrico. Aquela revolução cubana me devolveu a cor, a luz dos trópicos. Voltei para o Brasil e fui fazer O Rei da Vela, de José Celso Martinez Correa, com o Teatro Oficina”.

O cenário de Hélio ajudou a consolidar a imagem inovadora de O Rei da Vela, que estreou em 1967 em São Paulo. “Foi uma montagem importantíssima, de escândalo. Foi censurada, as pessoas não entenderam muito bem, mas os cantores  populares compreenderam perfeitamente.”

Desta época, Hélio recorda uma história curiosa, também contada por José Celso no catálogo da exposição que comemorou os 40 anos de carreira do cenógrafo, em 2006 (e que pode ser consultado no Centro de Documentação – Cedoc – da Funarte, junto com o vídeo da mostra).  Ao longo dos anos de sucessivas montagens da peça, José Celso foi fazendo em paralelo um filme com a mesma história. A cena final contava com o cenário do segundo ato da peça, que representava uma ilha paradisíaca na Baía de Guanabara.  José Celso explica: “Instalamos os cenários entre os túmulos [do Cemitério da Consolação] e os queimamos. Para nós, era como se precisássemos queimar aquele Brasil que o Rei de Vela revelava”. O diretor acabou se arrependendo. “Além do valor inestimável da obra genial do Hélio, aquele cenário queimado acabaria tendo, hoje, o valor dos quadros de Tarsila”.

Hélio autorizou o ritual e disse que não se importava, pois o efêmero é parte integrante do teatro. “Acabei refazendo ele anos mais tarde, nos anos 80, para o show Estrangeiro, de Caetano Veloso. Ele já esteve à mostra em várias exposições sobre Tropicalismo.”

Nos anos seguintes, Hélio fez trabalhos importantes em peças como Verão (de Roman Weingarten, Prêmio Molière de cenário em 1967), Salomé (de Oscar Wilde, direção de Martim Gonçalves em 1968), Antígona (de Sófocles, direção de João das Neves 1969, Prêmio Molière de cenário), Álbum de Família (de Nelson Rodrigues, direção de Martim Gonçalves, montagem em Caracas, na Venezuela, em 1969), A Noite dos Assassinos (do cubano José Triana, texto trazido por Hélio para o Brasil, direção de Martim Gonçalves, prêmio Molière de cenário, 1969), O Balcão (de Jean Genet, direção de Martim Gonçalves em 1970). No vídeo à esquerda, Hélio dá mais detalhes sobre algumas destas obras.

Para surpresa do cenógrafo, há fotos de Foto Carlos para seus espetáculos feitos antes de ir para a Europa (Peixinho Dourado e O Salão de Dom Ratão, do Teatro de Bolso). Porque, segundo ele, só foi apresentado a Carlos Moskovics por Martim Gonçalves depois da temporada europeia. “Ele fotografava meus cenários e às vezes as maquetes no estúdio como registro. Muitas vezes me dava os negativos”, lembra Hélio.

english version –  version françaiseversión en español
versão em librasclosed captionaudio-descrição

Shows e outras aventuras

O primeiro contato com a MPB aconteceu quase por acaso. Hélio preparou os cenários da peça Calabar, de Chico Buarque e Ruy Guerra, mas a estreia foi proibida pela censura. Em seguida Chico fez um show, Tempo e Contratempo, e o convidou para trabalhar.

Desde então, já assinou os cenários de gente como Adriana Calcanhoto e Diogo Nogueira. Mas foi com outro medalhão que ele consolidou forte parceria. Desde a reprodução do cenário de O Rei da Vela para o show O Estrangeiro, Hélio já trabalhou em 12 shows de Caetano Veloso.

Hélio também assinou a direção de arte de alguns filmes. Diz que fez pouco cinema, mas trabalhou com grandes cineastas, como Glauber Rocha (O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro), Arnaldo Jabor (Tudo bem), Joaquim Pedro de Andrade (O Homem do Pau Brasil), Ruy Guerra (Kuarup), Bruno Barreto (Gabriela).

Hélio adora passar seu conhecimento para jovens artistas, atividade que sempre conciliou com a produção de cenários. Foi coordenador do curso de cenografia na Escola de Belas Artes da UFRJ. Nos anos 70, foi convidado por Rubem Gershman para trabalhar na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Dá cursos de arte livre no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico.

Veja o vídeo e a galeria de imagens de cenários de Hélio feitos pelo Estúdio Foto Carlos (acervo Cedoc/Funarte).

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

1

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Dida Jeronymo

enviado em 23 de novembro de 2011

Um dos trabalhos maravilhosos de Cenografia.Podemos dizer de vida no teatro brasileiro.Muita experiêmcia,resultado de muito estudo e prática ao longo de uma vida de artista desse Sr. farei seu curso do Teatro Dulcina.

Textos

leia todos os 24 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 126 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 3 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 14 vídeos deste acervo »

  • Biografia de Hélio Eichbauer (Closed Caption)

    Biografia de Hélio Eichbauer (Closed Caption)

    Videodocumento
  • Biografia de Hélio Eichbauer (libras)

    Biografia de Hélio Eichbauer (libras)

    Videodocumento
  • Biografia de Hélio Eichbauer (áudio-descrição)

    Biografia de Hélio Eichbauer (áudio-descrição)

    Videodocumento