#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Todos os textos deste acervo

  • Retrato em preto e branco do autor Vianninha.

    Funarte apresenta ‘Arquivo Vianninha Online’

    Texto de Sérgio Mamberti, presidente da Funarte sobre a nova edição, lançada pela Instituição, do livro Vianninha - Teatro, Televisão, Política - com ensaios, entrevistas, crônicas e outros escritos do dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho e organizados por Fernando Peixoto.

    Mídias neste texto:

    Imagens
  • Foto em preto e branco do dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho (Vianninha)

    Oduvaldo Vianna, filho: filho de peixe… peixinho é

    Biografia do dramaturgo Oduvaldo Vianna, filho, o Vianninha. Atuou profissionalmente no teatro, no cinema e na televisão, marcando sua presença constante inclusive na imprensa, em entrevistas e em artigos teóricos. O talento artístico e a ideologia, digamos, ele herdou dos pais, ambos ligados à dramaturgia e à militância política.

    Mídias neste texto:

    Imagens
  • Foto em preto e branco do autor Oduvaldo Vianna.

    Oduvaldo Vianna: um inovador no teatro, no rádio e no cinema brasileiros

    Biografia sobre o autor Oduvaldo Vianna, que atuou em vários jor­nais e revistas cariocas. Lutou pela regula­mentação dos direitos autorais, participando como fundador da primeira diretoria da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT). Esse artista de múltiplas atividades recebeu de seu não menos importante e famoso filho, Vianninha, estas merecidas palavras: “Nem a censura, nem as pressões dos empresários impediram que Oduvaldo Vianna se tornasse um inovador no rádio, no teatro e no cinema”.

    Mídias neste texto:

    Imagens
  • Foto em preto e branco do dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho, o Vianninha.

    Vianninha, o autor e sua obra

    Análise sobre o autor Oduvaldo Vianna Filho e sua obra. Vianninha foi participante ativo do Teatro de Arena, fundador do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Grupo Opinião. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Chapetuba Futebol Clube, Papa Highirte e Rasga Coração. Também ficou conhecido pela autoria da série A Grande Família, grande sucesso televisivo, com coautoria de Armando Costa.

    Mídias neste texto:

    Imagens
  • Deocélia, Vianninha e Oduvaldo Vianna - uma família teatral

    Especial Família Vianna – Oduvaldo, Vianninha e Deocélia

    Texto sobre a família Vianna, a representação literal de uma família teatral. Oduvaldo Vianna e sua mulher, Deocélia, e o filho deles, Vianninha, dedicaram suas vidas ao ofício de criar e colocar na rua obras ficcionais de todos os tipos e calibres: peças de teatro, radionovelas, séries de TV, programas de rádio e muito mais.

    Mídias neste texto:

    Imagens
  • A barra começa a pesar

    A barra começa a pesar

    Texto que fala sobre o período difícil que Vianninha e outros artistas enfrentaram na época da Ditadura com a censura de seus trabalhos artísticos.

  • ‘Rasga Coração’

    ‘Rasga Coração’

    Esse texto trata dos últimos momentos da vida de Vianninha, lançamento da peça Rasga Coração e sua morte, causada por um tumor no pulmão.

Textos

leia todos os 11 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 31 imagens deste acervo »