#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Funarte apresenta ‘Arquivo Vianninha Online’

Oduvaldo Vianna Filho. Fotógrafo não identificado. Cedoc-Funarte

Oduvaldo Vianna Filho. Fotógrafo não identificado. Cedoc-Funarte

Mídias deste texto

Imagens (1 imagem)

(texto de julho de 2009)

No momento em que a Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança a nova edição do livro Vianninha – Teatro, Televisão, Política - com ensaios, entrevistas, crônicas e outros escritos do dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho e organizados por Fernando Peixoto -, e a peça Chapetuba F.C., dirigida por José Renato, reestreia no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, o Canal Funarte lança o Arquivo Vianninha Online, composto por todo o acervo digital do Centro de Documentação e Informação em Arte (CEDOC). No intuito de ampliar o acesso ao legado do autor, o Arquivo Vianninha Online reúne textos, resumos, bibliografia, fotos e amostras de documentos doados pela família do dramaturgo, considerado um dos principais autores de teatro brasileiro.

O Arquivo Privado Família Oduvaldo Vianna é composto por uma grande variedade de documentos referentes, sobretudo, à produção intelectual de seus titulares: Oduvaldo Vianna, Deuscélia Vianna e Oduvaldo Vianna Filho.  Seu conteúdo abrange cerca de 50 anos (1930-1984) de realizações nas áreas de teatro, rádio, televisão e cinema.

A doação desse vasto acervo ocorreu em duas etapas, ainda na década de 80. Na primeira etapa, Maria Lúcia Lousada Marins nos trouxe, em 1982, obras de seu marido Oduvaldo Vianna Filho, principalmente seus textos para televisão, como os programas Grande Família, Caso Especial e Programa Bibi Ferreira, além de textos teatrais e outros documentos, contabilizando aproximadamente 100 títulos.

Em 1987, Vinícius Vianna, filho de Vianninha, realizou uma segunda doação. Além de algumas obras de seu pai, essa doação continha uma coleção inédita e original de textos de Oduvaldo Vianna e Deuscélia Vianna (cerca de 1.150 títulos), criados principalmente para o rádio, e tantos outros documentos que dão ao arquivo privado da família Oduvaldo Vianna uma importância singular.

A partir da parceria implementada em 2006 entre o CEDOC/Funarte e a Petrobrás, através do Projeto Brasil – Memória das Artes, foi possível realizar o processamento técnico adequado desse conjunto documental e disponibilizá-lo ao público, após as seguintes etapas terem sido alcançadas, ao longo de um ano de trabalho: identificação; análise e seleção; higienização e/ou restauração, dependendo do caso; classificação; catalogação ou descrição; inserção dos dados na base de dados; notação e etiquetas nos documentos e caixas; acondicionamento; guarda nos armazéns e seu monitoramento térmico.

O acervo compreende, em linhas gerais, textos diversos (teatro, radioteatro, radionovela, telenovelas, teleteatros, roteiros cinematográficos), fotografias, artigos de jornais, documentos pessoais, correspondências e notas de trabalho que podem ser consultados por pesquisadores através do atendimento ao público realizado nas instalações da Biblioteca Edmundo Moniz, situada no CEDOC.

Recentemente, em 2006 e 2008, a viúva de Vianninha, Maria Lúcia, realizou duas pequenas doações contendo originais e cópias de textos, cartazes, programas  e convites de peças teatrais, revistas e fotografias. Este material, em fase de processamento, certamente complementa e enriquece o Arquivo Privado Família Vianna com mais informações sobre a trajetória e a produção de Oduvaldo Vianna Filho.

Parte de todo esse trabalho está disponível neste Arquivo Vianninha Online e a Funarte se empenha num processo contínuo de digitalização e disponibilização de seu acervo, visando a preservação da memória da cultura brasileira.


Sobre o Autor, Sérgio Mamberti

Presidente da Funarte

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

1

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Textos

leia todos os 11 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 31 imagens deste acervo »