Petrobras e Pixinguinha: uma parceria que deu certo
Quando o Projeto Pixinguinha completou cinco anos com uma grande festa, já estava consolidado em decorrência de apresentações inesquecíveis. Já era sucesso de público e referência para a promoção da cultura brasileira e para a formação de plateias. Restava, no entanto, acompanhar a velocidade criativa do brasileiro e crescer ainda mais. De olho na ampliação do projeto, foi firmado um contrato de patrocínio com a Petrobras em 1983.
Hermínio Bello de Carvalho, idealizador do Pixinguinha, participou das negociações de patrocínio. Segundo ele, a companhia não hesitou em investir na proposta diante de tamanha qualidade. “Apresentado o projeto à Petrobras, ela percebeu o nível de profissionalismo e correção que imperava. O retorno publicitário que a empresa obtinha com o marketing espontâneo era absurdo”, diz Hermínio.
Com o patrocínio da maior empresa do país, o Pixinguinha pôde ampliar sua atuação, valorizando ainda mais os artistas locais, com projetos como o Janelas do Pixinguinha, de 1983, e o Projeto Pixingão em 1984.
Contrapartida de sucesso
Se por um lado o Pixinguinha ganhou novo fôlego com o patrocínio, a Petrobras também se beneficiou ao apostar pesado no projeto. Em 1983, quando foi firmado o primeiro contrato com o Pixinguinha, a Petrobras não contava em sua estrutura com uma gerência de patrocínio. Hoje, é a empresa brasileira que mais investe em cultura. “Havia a intenção de ligar a Petrobras à cultura do país e o projeto dava essa brasilidade à marca da empresa”, diz Luis Antônio de Carvalho Vargas, chefe de Departamento de Publicidade da companhia nos anos 80.
A brasilidade a que Vargas se refere se deu, principalmente, por duas características do Pixinguinha. A primeira está no fato de os shows contarem com um repertório puramente brasileiro. A segunda é o caráter nacional do projeto, que alcançava todas as regiões do país. “Apesar de, na época, não haver ainda o hábito de se investir em marketing cultural, isso era muito bom para a empresa, porque por onde o Pixinguinha passava, levava a nossa marca de uma forma muito cativante e com ingressos convidativos”, diz Vargas, reconhecendo o investimento no projeto como um grande passo dado pela companhia. “Certamente, o Pixinguinha foi um dos responsáveis pela associação da marca Petrobras ao setor cultural”.