#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Fafá de Belém e Beto Guedes: sucesso absoluto no Pixinguinha de 78

Dupla recebe o músico Lula Carvalho e bate recorde de público nas cidades por onde passa

Fafá de Belém e Beto Guedes

Fafá de Belém e Beto Guedes

Mídias deste texto

Imagens (9 imagens)

Áudios (11 áudios)

  • < play >
    00:00 vol
    subir
    • Naturalmente – Fafá de Belém

    • Inconveniência – Lula Carvalho

    • Avenidas – Lula Carvalho

    • Coisas da vida – Lula Carvalho

    • Dentro de mim mora um anjo/ Emoriô – Fafá de Belém

    • Haragana – Fafá de Belém

    • Sedução – Fafá de Belém

    • Raça – Fafá de Belém

    • A página do relâmpago elétrico – Beto Guedes

    • Feira moderna – Beto Guedes

    • Nascente – Beto Guedes

    descer

Era 1978, segundo ano do Projeto Pixinguinha, e os shows passavam a atingir, além de capitais do Centro e do Sul, também do Norte e do Nordeste, incluindo nos roteiros de apresentações as cidades de Vitória, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Belém. Mantiveram-se as pré-estreias no Rio de Janeiro, o horário consagrado de seis e meia e o preço popular: Cr$ 15. Algumas duplas se apresentavam com convidados especiais, outras lançavam novos nomes. A nona dupla escalada era formada por Fafá de Belém e Beto Guedes, e recebia o jovem cantor Lula Carvalho. Fafá, com menos de três anos de carreira, já era uma cantora exuberante, carismática, de sorriso aberto que, aos 21 anos, lançava o terceiro LP, Banho de Cheiro. Beto, mineiro de Montes Claros, era ligado ao trabalho de Milton Nascimento e havia participado do LP Clube da Esquina. Acabara de assinar contrato com a Odeon e lançar seu primeiro disco, A Página do Relâmpago Elétrico.
Já na estreia, no Dulcina, em 26 de maio, a venda antecipada de ingresso e a ação dos cambistas tumultuaram o show. Desde 14 horas, começou a se formar fila na porta do teatro e, às 18h, a polícia chegou com um camburão, uma patrulha e nove homens fechando as portas da casa da Cinelândia. O tumulto e a enorme procura pelos ingressos prenunciavam o sucesso da dupla que viria a ser a campeã de audiência daquele ano, com 41.661 espectadores.
As apresentações seguiram para São Paulo, de 29 de maio a 2 de junho, no teatro Pixinguinha; em Curitiba, no teatro Guaíra, de 5 a 9 de junho; em Porto Alegre, no Teatro da Reitoria, de 12 a 16 de junho, e em Belo Horizonte, no Teatro Palácio das Artes, de 19 a 23 de junho. Já em São Paulo, os artistas, por uma semana, lotaram os 1.200 lugares do teatro e fizeram mais de três mil pessoas voltarem para casa sem conseguir entrar. Em Porto Alegre, o jornal Zero Hora, de 16 de junho de 1978, contava que durante toda a semana mais de quatro horas antes do espetáculo já havia filas para o show, com um detalhe inédito: pela primeira vez na história do Projeto, eram realizadas sessões extras. “Tem sido realmente uma loucura esse negócio do público, embora eu tenha começado já com um público grande. Não sei por que isso tudo, não tenho explicação. E cada vez mais a loucura aumenta. Em Curitiba, por exemplo, nosso show bateu todos os recordes de lotação da história do Teatro Guaíra. Nem Roberto Carlos conseguiu isso”, dizia Fafá ao periódico.
O espetáculo teve direção de Paulinho Lima que, desde 1969, trabalhava como produtor de discos e shows. Acompanhando os cantores, estavam o grupo formado por Flávio Venturini (teclados), Chiquito Braga (guitarra e violão), Luiz Alves (contrabaixo), Raul Mascarenhas (flauta e sax), Bira da Silva (percussão) e Rubinho (bateria).

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

0

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Textos

leia todos os 212 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 301 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 783 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 88 vídeos deste acervo »

  • Cachaça, árvore e bandeira – Moacyr Luz

    Cachaça, árvore e bandeira - Moacyr Luz

    Shows
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário – parte 10 de 10

    DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário - parte 10 de 10

    Documentários
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    Documentários