#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Veja outros acervos disponíveis gratuitamente para consulta digital

Arquivo Nacional: no endereço http://zappiens.br/portal/home.jsp, estão documentos da Agência Nacional na íntegra, além de outros acervos menores. Também é possível consultar os arquivos como os do ex-presidente da República João Goulart e do artista Mário Lago, entre outros, na URL http://www.an.gov.br/sian/inicial.asp.

Banco de Conteúdos Culturais (http://bcc.gov.br): além de assistir à íntegra de filmes das produtoras Atlântida e Vera Cruz, o internauta tem acesso a cartazes e fotos do cinema nacional e ao acervo da TV Tupi, com vídeos e roteiros da antiga emissora.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (http://www.brasiliana.usp.br): também no âmbito da USP, essa biblioteca abriga e integra a brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa, Guita.

Biblioteca Nacional Digital (http://bndigital.bn.br): a Hemeroteca Digital Brasileira, a Rede da Memória Virtual Brasileira e a coleção fotográfica D. Thereza Christina Maria são alguns dos acervos disponibilizados na internet pela BN.

Casa Fernando Pessoa (http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/bdigital/index/index.htm): toda a biblioteca do poeta português está disponível, na íntegra.

Centro Cultural São Paulo – Biblioteca Sérgio Milliet (http://www.centrocultural.sp.gov.br/Biblioteca_Sergio_Milliet.html): integram seu acervo coleções como a Coleção de Arte da Cidade, a Discoteca Oneyda Alvarenga e Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade.

Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br): biblioteca digital desenvolvida pelo Ministério da Educação, contém arquivos sonoros, imagens, textos e vídeos. Entre os destaques estão obras de Machado de Assis, Joaquim Nabuco e Leonardo Da Vinci.

Grande Othelo (http://www.ctac.gov.br/otelo/index.asp): mais de seis mil itens catalogados, organizados em séries documentais e inseridos em um banco de dados, com informações textuais e imagens.

Instituto Antônio Carlos Jobim (http://portal.jobim.org): além do acervo de Tom Jobim, reúne vasto material dos acervos de Chico Buarque, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Lúcio Costa e Milton Nascimento.

Instituto Memória Musical Brasileira (http://www.memoriamusical.com.br): catálogo virtual com a discografia da música brasileira contando com mais de 80 mil discos cadastrados, sendo cerca de 577 mil fonogramas​, 91 mil artistas. É possível ouvir cerca 110 mil músicas e baixar 25 mil partituras da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro com arranjos completos para bandas e orquestras de sopro.

Instituto Moreira Salles (www.ims.com.br): acervos sobre fotografia, música, literatura e artes visuais.

Museu de Arte Contemporânea da USP (http://www.macvirtual.usp.br): cerca de oito mil obras, entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais. São obras de artistas como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Brecheret, Tarsila, Rego Monteiro, Portinari, Oiticica, De Chirico, Modigliani, Boccioni, Picasso e Chagall, entre outros.

Museu Nacional (http://www.museunacional.ufrj.br/obrasraras): disponibiliza o acervo digital de obras raras de sua biblioteca.

Projeto Gutenberg: (www.gutenberg.org): pioneiro de livros online em domínio público, conta com uma versão em português aqui neste link.

Rare Book Room (www.rarebookroom.org): banco de dados em inglês, disponibiliza obras raras, como a Bíblia de Gutenberg.

Universidade de São Paulo (USP): além do banco de dados oficial de teses e dissertações (www.teses.usp.br), há obras raras no endereço www.obrasraras.usp.br.

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Textos

leia todos os 17 textos deste acervo »

Áudios

ouça todos os 36 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 4 vídeos deste acervo »

  • bma-videodocumento-2010-um-passeio-no-cedoc com legendas em espanhol

    bma-videodocumento-2010-um-passeio-no-cedoc com legendas em espanhol

    Videodocumento
  • bma-videodocumento-2010-um-passeio-no-cedoc com legendas em frances

    bma-videodocumento-2010-um-passeio-no-cedoc com legendas em frances

    Videodocumento
  • bma-videodocumento-2010-um-passeio-no-cedoc com legendas em ingles

    bma-videodocumento-2010-um-passeio-no-cedoc com legendas em ingles

    Videodocumento