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Wilson Batista (1985)

Ouça o disco com a participação de Joyce e Roberto Silva

Capa do LP "Wilson Batista" (1985)

Capa do LP "Wilson Batista" (1985)

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O samba foi sua glória

Afora breve período na adolescência em que exerceu a poética profissão de acendedor de lampiões, Wilson Baptista de Oliveira seria pelo resto da vida um compositor popular. Ao longo de quase quarenta anos ele só soube fazer ver­sos e melodias. Pode-se mesmo dizer que ante­viu seu maior legado em um verso de Mundo de Zinco: “o samba foi minha glória”.

Mas o samba, que lhe ensejaria a glória músi­cal, jamais lhe renderia em termos materiais o correspondente ao valor de sua obra. Wilson vi­veu sempre às voltas com dificuldades financei­ras, situação que procurava amenizar compondo intensamente, mesmo em ocasiões de pouca inspiração. Daí resultou o extenso repertório que ele dividiu com dezenas de parceiros ilustres, como Nássara, Roberto Martins, Ataulfo Alves etc., além de outros, meros aproveitadores, a quem vendia sua arte a preço de liquidação.

Embora semianalfabeto, incapaz de escre­ver uma nota musical, Wilson seria um dos mais importantes integrantes da geração de composi­tores que fixou o samba urbano carioca. Ao con­trário, porém, de muitos desses sambistas, ele não restringiu sua produção aos temas românti­cos, mas enriqueceu-a com canções que o quali­ficam como um perspicaz cronista de costumes. Assim, ao lado de peças que cantam amores e desenganos (A Mulher que eu Gosto, Preconcei­to, Meus Vinte Anos etc.), alinharia, até em maior quantidade, as que contam tragédias e comé­dias do cotidiano (Mãe Solteira, O Bonde de São Januário, Acertei no Milhar etc.).

Essas duas tendências marcantes da obra de Wilson estão bem representadas neste elepê em que a Divisão de Música Popular do Instituto Nacional de Música da Funarte homenageia sua memória. Ao valor artístico do disco soma-se ainda sua importância documental, na medida em que apresenta o próprio compositor can­tando e depondo sobre sua carreira.

(trecho de texto de Jairo Severiano, leia o encarte na íntegra na galeria de imagens. Para melhor leitura, clique em “tamanho máximo”)

Músicas

  1. Mundo de Zinco
  2. Meus Vinte Anos
  3. E o Juiz Apitou/ Samba Rubro-Negro
  4. Louco ( Ela é Seu Mundo )
  5. Oh ! Seu Oscar/A Mulher que eu Gosto/Emilia
  6. Mãe Solteira
  7. Programa No Tempo de Noel/Feitiço da Vila/Frankenstein da Vila/Pedreiro Valdemar/Balzaquiana/Oh! Seu Oscar/Lenço no Pescoço/Rapaz Folgado/Conversa Fiada
  8. Sambei 24 Horas
  9. Chico Brito/ Nega Luzia/Mulato Calado

Obs: Esta é a ordem do CD lançado em 1998. A ordem do LP é diferente e pode ser vista no encarte.

Músicos

Luiz Otávio Braga – violão 7 cordas: A, faixa 3; B, faixas 3 e 5
Maurício Carrilho – violão: A, faixa 3; B, faixas 1, 2, 3 e 5; tamborim: B, faixas 1 e 3
Paulinho da Viola – violão: A, faixa 3
Henrique Cazes – cavaquinho: A, faixa 3; B, faixas 1, 3, 4 e 5; banjo: B, faixa 5
Beto Cazes – pandeiro: A, faixa 3; B, faixas 1 e 3; tamborim: A, faixa 3; B, faixas 1, 3, 4 e 5; reco-reco: A, faixa 3; B, faixas 3 e 5; repique: A, faixa 3; surdo: B, faixas 1, 3 e 5; ganzá: B, faixas 1 e 4; caixa de feijão: B; faixa 1; caixa de fósforos: B, faixa 5
Elton Medeiros – caixa de fósforos: A, faixa 3
Joyce – violão: B, faixas 1 e 4; vocal: B, faixa 1
Ronaldo Diamante – contrabaixo elétrico: B, faixas 1 e 2; contrabaixo acústico: B, faixa 4
Dazinho – sax-alto: B, faixas 1 e 3; flauta: B, faixas 2 e 3
Norato – trombone: B, faixas 1, 3 e 5
Tuti Moreno – bateria: B, faixas 1 e 4
Oscar Bolão – tamborim: B, faixas 1 e 3; bateria: B, faixas 2 e 5; ganzá: B, faixa 5
Márcia Ruiz – vocal: B, faixa 1

Aloísio Didierpiano: B, faixa 2

Coro: Francinete, Verônica Sabino, Márcia Ruiz, Maurício Carrilho, Beto Cazes: 8, faixas 3 e 5; Henrique Cazes: B, faixa 5.

Ficha Técnica

Produção Fonográfica: Funarte/INM/Divisão de Música Popular
Produção Artística: Henrique Cazes
Produção Executiva: Divisão de Música Popular/INM – Otorino Bilheri, Vera Fernandes; Hilton Nobre, Marília Loback, Raimundo Roma, Jorge Nei
Arranjos: Henrique Cazes e Joyce
Estúdio: Hara Internacional (Rio de Janeiro, Brasil), dezembro de 1984
Equipamento: Allen and Heath, 16 canais
Mixagem: Estúdio Eldorado (São Paulo, Brasil)
Técnico de Mixagem: Gatão
Prensagem e Corte: Gravações Elétricas S.A.
Produção Gráfica: Departamento de Editoração da Funarte
Transcrição do programa de Almirante: Wilson Medeiros, Estúdio Transamérica (Rio de Janeiro, Brasil)
Texto: Jairo Severiano
Ilustração da Capa: Nássara
Fonogramas Sambei 24 horas e Mulato Calado cedidos por EMI-ODEON Ltda
Agradecimentos especiais a Márcia Ruiz e Ayrton Pisco

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Comentários

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João Bosco Albergaria Pereira

enviado em 17 de novembro de 2010

Boa tarde. Gostaria se possível obter informação de como adquirir LPs ou mesmo CDs, de Wilson Batista e Antonio Nassara.No aguardo, agradeço desde já a atenção.João Bosco.

    Stela Ribeiro

    enviado em 18 de novembro de 2010

    João, é provável que você encontre alguma coisa em CD na Livraria Mario de Andrade, que funciona no pátio do Palácio Gustavo Capanema. Mas não temos como garantir.

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