#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

O piano ‘brazileiro’ de Carlos Gomes (1981)

com Fernando Lopes ao piano

O piano ‘brazileiro’ de Carlos Gomes (1981)

Mídias deste texto

Imagens (5 imagens)

Áudios (16 áudios)

(…) A música de Carlos Gomes situa-se, basicamente, no universo da música operística italiana do século passado. O compositor não pode ser acusado por isto. Era a situação histórico-cultural do Brasil, reforçada ainda por sua história pessoal (bolsista na Itália), que nem ele nem qualquer outro compositor teriam podido superar. Houvera, já antes de tendências de autoafirmação nacional em nossa música. Está aí, por exemplo, registrado pela história, o Movimento da Ópera nacional, de cuja efervescência o próprio Carlos Gomes participara. Mas feitas as contas, essas tendências não passavam de tímidos ensaios no que se refere à música; costumavam ser mais fortes em aspectos extramusicais (uso intencional da língua portuguesa, texto sobre assuntos  históricos, sociais, de cosutmes etc.).

Na obra de  Carlos Gomes observa-se isto, nitidamente, nas duas primeiras óperas, cujos textos são em português. Posteriormente, seu apego ao país se manifesta na escolha dos argumentos de II guarany e Lo schiavo. Em suas peças curtas encontram-se numerosos aspectos reveladores de intenções nacionalistas.

(trecho do texto de Bruno Kiefer; leia o encarte na íntegra na galeria de imagens; para melhor leitura, clique em “tamanho máximo”)

Fernando Lopes, Piano

Lado A

1 A cayumba (Dança dos negros)
2 Niny (Polka salon)
3 Anemia (preludietto)
4 Grande valsa de bravura

Lado B

1 Uma paixão amorosa
2 Caxoeira – Quadriglia
3 Santa Maria – Quadriglia
4 Morro alto – Quadriglia
5 Saltinho – Quadriglia
6 Mogy-guassu – Quadriglia
7 Mormorio – Improviso

Quilombo – Quadrilha brasileira, sobre os motivos dos negros (de Ramalhete de quadrilhas n.º 22):
8 n.º 1 – A cayumba
9 n.º 2 – Bananeira
10 n.º 3 – Quimgombô
11 n.º 4 – Bamboula
12 n.º 5 – Final

Ilustração da capa: Azulejos – art-noveau (detalhe de fachada residencial, Rio de Janeiro)

Ficha Técnica

Produção  – FUNARTE
Coordenação – Edino Kireger
Assistente – Nestor de Hollanda Cavalcanti
Gravação – Sala Cecilia Meireles no Rio de Janeiro, em 26/12/1979
Técnico – Frank Justo Acker
Mastering – Toninho Barbosa
Estúdio – Sono-Viso, Rio de Janeiro, 1979
Projeto gráfico – Marcia Zoladz
Arte-final – Rui Pitombo
Produção gráfica – Sergio de Garcia
Foto da capa – Beto Felício
Estéreo, Rio de Janeiro, 1981.

Assuntos relacionados: , ,

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

0

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Textos

leia todos os 28 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 165 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 337 áudios deste acervo »