#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

O Projeto Pixinguinha em primeira audição

Gravações raras de 1977 são o ponto de partida para uma conversa entre especialistas sobre a história do Projeto Pixinguinha

Philippe Ingrand, Paulo Cesar Soares, Bruno Tavares e Gustavo Autran

Philippe Ingrand, Paulo Cesar Soares, Bruno Tavares e Gustavo Autran

Mídias deste texto

Imagens (1 imagem)

Vozes de grandes craques da música brasileira, aplausos entusiasmados do público e muitas histórias para contar. Com mediação do jornalista Gustavo Autran, é este o resultado desta primeira audição comentada do Projeto Pixinguinha, reunindo o produtor artístico Paulo Cesar Soares, o pesquisador Bruno Tavares e o técnico de som Philippe Ingrand. Como pano de fundo do bate-papo, gravações de espetáculos memoráveis revelam o sucesso instantâneo do projeto naquele ano de 1977, quando iniciou sua trajetória.

Assim, a interpretação emocionada do samba-enredo “Heróis da Liberdade”, por João Bosco, remete ao contexto da época, com versos sobre a abolição que faziam todo sentido em tempos de Censura e repressão. “Sempre que ouviam esse samba durante a ditadura, as pessoas se emocionavam muito”, conta Bruno Tavares durante a audição, ressaltando o entrosamento de João Bosco com sua parceira de turnê, a cantora Clementina de Jesus. “É puro improviso!”

english versionversion françaiseversión en español
versão em librasclosed captionaudio-descrição

O aplausos que se misturam às vozes dos dois artistas servem de mote para que os debatedores relembrem o técnico de som Frank Justo, um dos pioneiros em gravações de shows no Brasil e responsável pelas gravações dos primeiros espetáculos do Projeto Pixinguinha. “O Frank sempre dedicou um ou dois microfones para a plateia”, conta Philippe Ingrand, responsável pela digitalização dos registros sonoros. “Para ele e para mim também, a música é um fenômeno que envolve o local, quem executa e quem ouve.”

A audição e o bate-papo continuam e o que se ouve em seguida é o Projeto Pixinguinha circulando pelo Brasil com choro (Ademilde Fonseca e Abel Ferreira) e samba-canção (Marisa Gata Mansa e Tito Madi), em outras gravações igualmente fundamentais. Para Paulo Cesar Soares, as gravações são também uma oportunidade de se conhecer vozes como a de Tito Madi, principal modelo seguido por Roberto Carlos no início da carreira. “Escolheu muito bem! Não é à toa que ele é o que é hoje.”

Veja também a segunda parte da audição comentada do Projeto Pixinguinha.

Assuntos relacionados: ,

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

1

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

kethellen abrina

enviado em 18 de agosto de 2010

achei muito interesante as gravaçõesd que fizeram, pós minha prafessora pedio parea mim procurar um progeto de pixinguinha e eu não sabia como procurar alguma coisa relacionado a audição, e gostei muito do que vie e do lie parabéns para quem fez este belo trabalho. fiquei muito sartisfeita !!!

Textos

leia todos os 212 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 301 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 783 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 88 vídeos deste acervo »

  • Cachaça, árvore e bandeira – Moacyr Luz

    Cachaça, árvore e bandeira - Moacyr Luz

    Shows
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário – parte 10 de 10

    DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário - parte 10 de 10

    Documentários
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    Documentários